terça-feira, 24 de abril de 2012

Qual é a vontade de Deus? – final

Vamos à parte final então!!!
Estamos estudando o que Deus quer, o que quer de nós, como Seu povo. Antigamente, parecia ser mais fácil saber o que Deus queria do povo, pois, Deus se manifestava de uma forma única.
Em Exôdo 28:30, Deus institui o uso do Turim e o Umim, um tipo de instrumento de pedras usado por Arão, para consultar a Deus sobre a Sua vontade. Quando o povo não sabia o que Deus queria, os sacerdotes pediam a Deus que revelasse a Sua vontade através dessas pedras.
“Ponha o Urim e o Tumim no peitoral para que estejam em cima do coração de Arão quando ele estiver na minha presença. Nessas ocasiões Arão deverá usar o peitoral para que ele possa saber o que eu quero que o povo de Israel faça.”
Mas hoje, temos dois grandes presentes de Deus, que nos mostram a vontade dEle e nos auxiliam a tomar decisões corretas. O Espírito Santo e a Palavra de Deus. Na época que o povo estava no deserto, eles não tinham nada disso.
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26
“Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.”
Hebreus 4:12
“Vocês foram escolhidos de acordo com o propósito de Deus, o Pai. E pelo Espírito de Deus vocês foram feitos um povo dedicado a ele a fim de obedecerem a Jesus Cristo e ficarem purificados pelo seu sangue. Que vocês tenham, mais e mais, a graça e a paz de Deus!” I Pedro 1:2
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26
Hoje, vc pode buscar a Deus estudando a Bíblia, pois é a Palavra de Deus, o “guia” de como Ele quer que vc viva!
E, vc tem o Espírito Santa habitando em vc!
Deus vai te mostrando a vontade dEle à media que vc obedece! Como foi o exemplo de Abraão:
“Certo dia o Deus Eterno disse a Abrão: -Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.” Gênesis 12:1
Imagina cena: Deus chega pra Abrão e fala:
“pega as tuas coisas, tua esposa, e sai de onde vc tá. Deixa pra trás tudo o que vc construiu, a tua família, tua terra.. e vai para o lugar que vou te mostrar!”
e Abrão: Ham??? Como??
Até parece que Abraão respodendeu assim! O que nos diz o versículo 4?
“Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã, como o Deus Eterno havia ordenado. E Ló foi com ele.” Gênesis 12:4
Abraão, alías, Abrão (Deus muda o nome dele mais tarde) simplesmente obedeceu!!!
Ele levantou e foi. Partiu de onde estava e foi. Sem saber para onde, mas com a certeza que Deus revelaria a Sua vontade a cada passo que ele desse com o Senhor. E assim é a nossa vida hj!Quando vc passa a entender a vontade de Deus, vc para de questioná-Lo.
Apesar o profeta Balaão ter cedido às ofertas do rei, para ser pedra de tropeço para o povo, tem uma passagem, sobre a vida dele, que me chama atenção. Só para explicar o contexto. O rei dos moabitas, Balaque, chama o profeta Balaão para amaldiçoar o povo de Israel, pois o rei estava com medo desse povo que crescia e se espalhava. Assim, ofereceram dinheiro para Balaão e ele foi.
“Eu lhe peço que venha logo para amaldiçoar esse povo, pois eles são mais poderosos do que eu. Talvez assim eu possa derrotá-los e expulsá-los daqui. Eu sei que, quando você abençoa alguém, esse alguém fica abençoado e, se você amaldiçoa, fica amaldiçoado. Então os chefes moabitas e midianitas foram, levando consigo dinheiro para pagar as maldições. Eles chegaram ao lugar onde Balaão estava e entregaram a mensagem de Balaque.” Números 22:6 e 7
É nesse contexto que Deus dá fala à jumenta que Balaão estava montando, quando ele estava indo se encontrar com o rei. Vale a pena ler os capítulos 22 até o 24. To tentando resumir :p
Até que ele chega onde Balaque está, e este pede q ele amaldiçoe o povo de Israel.
Por 2 vezes Ele consulta a Deus e este o manda abençoar o povo. E na terceira vez: (ai vem a parte que eu gosto)
“Desta vez Balaão viu que o Deus Eterno queria mesmo que ele abençoasse o povo de Israel. Por isso não foi, como antes, procurar sinais para saber qual era a vontade de Deus. Ao contrário, ele se virou para o deserto 2) e viu o povo de Israel acampado tribo por tribo…” Números 24:1 e 2
A parte que destaco é essa: por duas vezes Balaão já tinha ouvido a voz de Deus que já tinha mandando abençoar o povo e não amaldioçar. Seria necessário perguntar a Deus uma terceira vez? A vontade de Deus já era clara!
Será que nós não temos feito isso?
E eu aplico esse versículo à minha vida, porque sei que faço isso muitas vezez. Eu já sei o que Deus quer, qual é a vontade dEle e mesmo assim ainda fico “indo lá perguntar de novo.”
Mas, acima de qualquer profeta, qualquer patriarca, qualquer pessoa, temos um exemplo de vida muito maior. Alguém que viveu de acordo com a vontade de Deus. Alguém que foi exemplo de uma vida de obediência, dedicação, amor a Deus e amor ao próximo (como já falei nos outros estudos).
“Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em voz alta e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus.
Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente.
E, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. Hebreus 5:7-9
Espero que tudo isso que falei possa ter feito sentido pra vc, como fez pra mim e para a autora.
 
Agora é um momento de reflexição e oração.
 
Senhor,  não temos mais desculpas para não fazermos a tua vontade.
Perdoa-nos por muitas vezes ela estando clara para nós, não a fazemos.
 Toca Senhor em nossos corações, para que possamos tocar o de outras pessoas.
Obrigada por esta autora.
Queremos sempre, sempre, em qualquer circustância inclinar nossos ouvidos para ouvir atentamente a tua suave, doce, paciente, amorosa voz.
Obrigada por este blog que tem alcançado tantas vidas.
 Em nome de Jesus. Amém
 
Para finalizar, Deus me tocou para colocar uma música para vocês escutem bem e reflitam:
 
 
 

Nenhum comentário: